domingo, 17 de maio de 2009

O que é Pokémon

Independente de estarem no anime, no mangá, nos jogos, ou em outros produtos, Pokémons são criaturas inteligentes que podem aprender vários ataques poderosos e que em um outro planeta ou em uma outra dimensão vivem livremente ou ao lado de um humano, por vontade própria ou não.
Pokémon é a abreviação de Poketto Monsuta ou Pocket Monster, algo como Monstro de Bolso. São chamados assim porque as inúmeras espécies de Pokémons podem ser abrigadas dentro de Pokébolas, um dispositivo de um treinador Pokémon ou até de um professor, de uma enfermeira, ou de outra pessoa que se envolva com essas criaturas. Dentro desses pequenos itens, um Pokémon, por maior que seja, pode viajar no bolso de um treinador.
Atualmente 493 Pokémons são conhecidos, considerando que provavelmente muitos já foram extintos à milhares de anos. Um Pokémon pode ser classificado por tipo, denominado principalmente pelos ataques e pelo habitat da criatura. Cada Pokémon pode ser incluído em dois tipos dos dezessete atuais: aquático, dragão, elétrico, fantasma, fogo, gelo, grama, inseto, lutador, metálico, normal, noturno, psíquico, rocha, terrestre, venenoso e voador. Em uma batalha Pokémon, cada tipo possui sua fraqueza e vantagem. Por exemplo: um Pokémon do tipo água é forte contra um Pokémon do tipo rocha ou terrestre, porém é fraco contra um do tipo elétrico ou grama.
Apesar de muitos Pokémons serem semelhantes aos animais que conhecemos, - como por exemplo a vaca Miltank, ou o cachorro Growlithe - talvez a maior diferença seja o fato de possuírem um elemento a mais: a evolução. Quando um Pokémon ganha experiência suficiente ou está em uma situação propícia à evolução, ele pode crescer rapidamente, ter sua aparência e nome alterado e tornar-se mais forte e rápido. Alguns Pokémons conseguem evoluir até duas vezes, como o pequeno Bagon, que evolui para Shelgon e depois para o forte Salamence; outros possuem apenas uma forma conhecida, como Kangaskhan e Dunsparce.

Como já foi citado, os Pokémons também lutam entre si. Isso pode acontecer quando eles estão na natureza ou quando são controlados por humanos, que se tornam seus donos quando os capturam. Treinadores Pokémon usam essas criaturas para conseguir insígnias, vencer campeonatos e outros desafios e enfim chegar ao topo, tornando-se um Mestre Pokémon. Existem ainda humanos que usam os Pokémons para serem coordenadores e participarem de Concursos Pokémon, que enfatiza a beleza e a graciosidade. Outros ainda desejam ser criadores Pokémon e existem aqueles que usam essas criaturas para formar quadrilhas, times que praticam crimes, como a Equipe Rocket. Pokémons também se relacionam com humanos apenas por amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário